2.08.2010

CONJUNÇÕES COORDENATIVAS – EXERCÍCIOS DE REFORÇO/ PARA CASA

Nome __________________________________n° ____  série ____   Data ____/___/___

Atividade encaminhada em 07.02.10                     Para: 12.02.10 Impreterivelmente

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CONJUNÇÕES COORDENATIVAS – EXERCÍCIOS DE REFORÇO/ PARA CASA

Instruções: as questões 1 e 2 referem-se ao texto que segue.


01 Segundo levantamento da FUNAI, os Ianomamis são o maior e mais primitivo
02 grupo indígena isolado do planeta, mas estão assentados sobre uma província
03 mineral das mais ricas do mundo. Em seus domínios há ouro e muita, muitíssima
04 cassiterita, a matéria-prima do estanho. As jazidas não foram medidas, mas a
05 estimativa é a de que estejam entre as cinco maiores do mundo.

1. A oração “mas estão assentados sobre uma província mineral das mais ricas do
mundo” (l.02-03) indica
a. contraste. c. adição. e. alternância.
b. conclusão. d. explicação.

2. Não é correto afirmar, a partir da leitura do texto, que
a. os Ianomamis representam um grupo indígena primitivo e isolado.
b. a terra dos Ianomamis é rica em ouro e matéria-prima.
c. as jazidas dessa região figuram entre as maiores do mundo.
d. o povo ianomami é rico em função da grande riqueza mineral que possui.
e. não há ainda medição precisa da extensão da riqueza dessa região.

3. (UFRGS) A frase abaixo não terá o seu sentido alterado se a conjunção “e” for
substituída por
“Não se conhecia a ação dos microorganismos, e a febre puerperal era atribuída às
causas mais estapafúrdias.)
a. ao passo que. c. tanto que. e. visto que.
b. à medida que. d. se bem que.

4. (UFRGS) Considere as seguintes afirmações sobre o nexo quer...quer...(As
autoridades procuram evitar a formação desses núcleos solidários, quer destruindo
os quilombos, que causavam pavor aos agentes da Coroa – e, de resto, aos
proprietários de escravos em geral –, quer reprimindo os batuques e os calundus
promovidos pelos negros).
I. Seu uso estabelece paralelismo sintático entre os segmentos introduzidos
pelas ocorrências de quer.
II. Ele poderia ser substituído por seja...seja..., sem acarretar alteração no
significado da frase em questão.
III. Ele indica que os portugueses não só destruíam os quilombos, mas também
reprimiam os batuques e os calundus.

Quais estão corretas?
a. Apenas I. c. Apenas III. e. I, II e III.
b. Apenas II. d. Apenas I e II.

5. (UFRGS) Considerando a relação de sentido que as frases do texto mantêm entre si,
a expressão que mais adequadamente preenche a lacuna em “Tudo isso parece
exagerado e, no Brasil, é apresentado como ridículo. ___, há que se destacar o que é
positivo no chamado politicamente correto: a idéia – óbvia para qualquer lingüista,
psicólogo ou psicanalista – de que a linguagem não é neutra, mas expressa, produz e
reproduz uma visão de mundo.” É
a. Entretanto. c. Portanto. e. Tampouco.
b. Enfim. d. Assim.

6. (UFRGS) Considerando a relação de significado que a frase “Sua contradição não é
muito diferente da nossa, cotidiana, entre a nostalgia de algum tipo de pátria e a
ambição de reconhecer a humanidade como nossa única tribo.” mantém com o
período “Abdul, dividido entre a fidelidade tribal e a sedução de uma cultura
distinta, mas que poderia incluí-lo, já é nosso semelhante.”, qualquer uma das
expressões abaixo poderia aparecer, entre vírgulas, depois de não é, à exceção de
a. portanto. c. conseqüentemente. e. contudo.
b. pois. d. então.

7. O conetivo “pois” em “Os perigos desse mergulho em mundos virtuais não são,
pois, como parece concluir de suas observações clínicas Sherry Turble, apenas
psicológicos, mas, antes de tudo, éticos.” poderia ser substituído, sem alterar o
sentido do texto, por
a. porquanto. c. contudo. e. apesar disso.
b. portanto. d. além disso.

8. (PUCRS) Considerando as relações entre as idéias, mantendo-se o sentido, seria
possível fazer a seguinte substituição:
a. “e” – mas (Quantas vezes você sentiu vontade de ajudar alguém, mudar as coisas
a seu redor, melhorar as condições do mundo, e ficou só na intenção ou não
soube como fazê-lo?)
b. “ou” – logo (...ou não soube como fazê-lo?)
c. “Mas” – Portanto (Mas ainda são relativamente poucas, essas pessoas.)
d. “ou” – porém (Para muitos destes, trabalho voluntário não 6tem a ver com
caridade em relação ao próximo ou ocupação para as horas de tédio: ...)
e. “e” – mas (Alguns justificariam a diferença numérica apontada pela pesquisa
com o pauperismo endêmico que nos assola, e que consome toda a nossa energia
na luta pela sobrevivência.)

9. (PUCRS) Para responder à questão, considere as substituições propostas a seguir.

1. Não sei de que material é feita a bola de hoje. Quando ganhei a minha primeira
bola, ela era feita de couro.
..., hoje, mas quando ganhei...
2. ... ela era feita de couro. Tinha uma câmara dentro, como nos pneus.
... feita de couro e tinha uma câmara...
3. Minha primeira bola tinha o tamanho regulamentar, era uma número cinco
autêntica.
... tamanho regulamentar, porém era uma número cinco...
4. Era um dilema, você não conseguia resistir ao impulso de levar a bola para a
calçada e começar a narrar seus próprios movimentos...
Era um dilema, pois você não conseguia resistir.


Conclui-se que as substituições propostas mantêm o sentido básico das idéias do
texto nos casos
a. 1 e 2
b. 1, 2 e 3
c. 1, 2 e 4
d. b. 1, 2 e 3
 e. 3 e 4

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