2.12.2010

Atividade em dupla para o dia 19 (DEZENOVE) do 02 (FEVEREIRO) de 2010 (DOIS MIL E DEZ)

Nome ________________________________ nº. ______ 8º ANO _______
Nome ________________________________ nº. ______
Objetivo: Interpretando tiras e o seu contexto.                      
Disciplina: Língua Portuguesa                            Profª. Silvia Nicolai                                 Para: 19.02.10
Valor: 0,5 para 70% de acertos
TRAGA UMA GRAMÁTICA ATUAL E UM DICIONÁRIO PARA CONSULTAR!

Leia a tira a seguir, de Adão Iturrusgarai, para responder as questões de 1 a 4.


1- A personagem da tira é um dos membros da família bíceps,personagens inventadas pelo cartunista.

A)Considerando-se o contexto e essa informação, como provavelmente se caracterizam os membros dessa família?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

B)Por que motivo provavelmente Marcel está internado numa clinica para viciados em ginástica ?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
2 – Marcel foi submetido a uma “dieta sedentária”.

A)   O que foi feito para ele se tornar sedentário?
____________________________________________________________________________________________________________________________.

B)   A dieta alimentar prescrita para Marcel é geralmente a que se considera adequada a um doente? Por quê?
_________________________________________________________________________________________________________________________.



3 – No 2º quadrinho, parece que a dieta prescrita estava dando os resultados esperados.
A) A que campo semântico pertencem as palavras bíceps, tríceps e quadríceps?
_____________________________________________________________.

B)   Por que essas palavras são acentuadas?
______________________________________________________________________________________________________________________________.

4 – No último quadradinho, vê-se o resultado final da dieta prescrita: um músculo se desenvolveu – o pânceps.
A) Essa palavra existe na língua Portuguesa? ___________________________.
B) A partir de que palavras ela foi criada? __________________________________
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
C)Bíceps, tríceps e quadríceps referem-se  a determinados músculos que têm, respectivamente, dois, três e quatro feixes fibrosos. Explique por que, de acordo com o contexto, o emprego de pânceps provoca humor.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
5 – Leia esta tira, de Laerte:
             


Nessa tira, o cartunista escreveu uma palavra de modo inadequado quanto à acentuação.
A)   Identifique essa palavra e re-escreva-a adequadamente. _________________________
B) Suponha que a tira ainda será publicada e que você é o revisor da revista. Que justificativa você daria ao cartunista para que ele acentuasse adequadamente essa palavra?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
ATIVIDADE PARA A SALA DE AULA - (DUPLA)

0 comentários:

Postar um comentário