11.17.2009

ACENTUAÇÃO IV – Inicial e Final 2009 Para: 23.11.09

ACENTUAÇÃO IV – Inicial e Final 2009 Para: 23.11.09

Nome__________________________________ nº _____ Ciclo/Ano ________

Objetivo Exercícios de Fixação referente à Acentuação e sua aplicabilidade no singular e plural;

Vem ou Vêm? Tem ou Têm? Intervém ou Intervêm?

1 . Os verbos vir e ter na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, apesar de serem monossílabos tônicos terminados em –em, recebem o acento cirncunflexo para diferenciarem –se da 3ª pessoa do singular.

Ele vem - eles vêm eles tem – eles têm

Os verbos derivados de ter e vir, como deter, manter, reter, intervir, convir, etc ., por não serem monossílabos, obedecem à regra das oxítonas. Na 3ª pessoa do plural, entretanto, usas-se o acento circunflexo para a diferenciação:

Ele intervém - eles intervêm ele mantém - eles mantêm

2 – Não se deve confundir o plural dos verbos citados com os verbos crer, ler, ver e dar:

Ele crê eles crêem ele lê eles lêem ele vê eles vêem ele dê eles dêem

Exercícios

1 - Acentue os textos adequadamente.

Russos estudam fóssil de filhote de mamute

Cientistas russos estudam o fossil de um bebe mamute encontrado em 2007 na Siberia.

A femea Lyuba é o animal pre-historico mais bem preservado encontrado ate hoje. Com base em uma tomografia, cientistas construiram imagens tridimensionais de seus orgãos e afirmaram que o filhote morreu afogado aos tres anos de idade há 37 mil anos.

(O Estado de S. Paulo, 12/4/2008)

2-Observe este grupo de palavras

babájacaréapóstambém

Qual é a regra que determina o acento das palavras que o constituem?

3-Dos grupos de palavras abaixo ,indique aquele cujas palavras obedecem á mesma regra de acentuação

  1. lá-café-retros-amen
  2. Haverá-dende-cipó-amén
  3. Casa-pele-ano-pajens
  4. Cajá - voce-avo-item





    4-Observe a silaba a Tonica destacada nestas palavras:

dedoárabeàlbum

    Indique o item em que a silaba Tonica das palavras esteja na mesma posição da relacionada acima:

  1. Álcool-rubrica-tulipa
  2. Látex-pudico-avaro
  3. Celtibero-pendulo-quilometro
  4. Ibero-alibi-aziago

    5- Observe a silaba a Tonica destacada nestas palavras:

manhãrefémlêvedo

    Indique o item em que a silaba Tonica das palavras esteja na mesma posição da relacionada acima:

    A)Nobel-mister-prototico

    B)Ureter-necropsia-folego

    C)Sutil-canon-niagra

    D)recém-nectar-erudito

    6-passes as frases seguintes para o plural, observando a acentuação das palavras.

    A) Ele sempre vem á biblioteca, mas nunca lê nada;fica sentado apenas, observando o movimento

    B) Ela crê que tudo vale a pena.

    C) Ela vem ás reuniões do condomínio, mas não intervém nas discussões.

    D) Infelizmente ele não vê os outros, mas apenas a si mesmo.

  1. A jarra de vidro contém chá.

    7- Algumas palavras admitem dupla prosódia (pronuncia), ambas consideradas corretas. Transforme em paroxítonas as oxítonas:

zangãoprojetilreptilsoror

8-Ocorre dupla prosódia também com palavras que podem ser paroxítonas e proparoxítonas. Transforme em proparoxítonas as paroxítonas:

acrobataalopataHieróglifonefelibata

9-Dê as formas verbais que completam convenientemente as frases:

A) Eu pude, mas ele nunca (poder).

B) Eles (ter, pres., ind.) sabedoria, mas não (reter) na memória o que mais

C) Ele só (intervir, pres. Ind. ) quando os outros não (intervir) por ele.

ATIVIDADE PARA SER RESOLVIDA EM SALA DE AULA.

NÃO ESQUEÇA: ATIVIDADE PARA SALA DE AULA.

Encaminhada em 16.11 Para 23.11.

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