ACENTUAÇÃO |
Nome__________________________
Objetivo Exercícios de Fixação referente à Acentuação e sua aplicabilidade no singular e plural;
Vem ou Vêm? Tem ou Têm? Intervém ou Intervêm?
1 . Os verbos vir e ter na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo, apesar de serem monossílabos tônicos terminados em –em, recebem o acento cirncunflexo para diferenciarem –se da 3ª pessoa do singular.
Ele vem - eles vêm eles tem – eles têm
Os verbos derivados de ter e vir, como deter, manter, reter, intervir, convir, etc ., por não serem monossílabos, obedecem à regra das oxítonas. Na 3ª pessoa do plural, entretanto, usas-se o acento circunflexo para a diferenciação:
Ele intervém - eles intervêm ele mantém - eles mantêm
2 – Não se deve confundir o plural dos verbos citados com os verbos crer, ler, ver e dar:
Ele crê eles crêem ele lê eles lêem ele vê eles vêem ele dê eles dêem
Exercícios
1 - Acentue os textos adequadamente.
Russos estudam fóssil de filhote de mamute
Cientistas russos estudam o fossil de um bebe mamute encontrado em 2007 na Siberia.
A femea Lyuba é o animal pre-historico mais bem preservado encontrado ate hoje. Com base em uma tomografia, cientistas construiram imagens tridimensionais de seus orgãos e afirmaram que o filhote morreu afogado aos tres anos de idade há 37 mil anos.
2-Observe este grupo de palavras
babá | jacaré | após | também |
Qual é a regra que determina o acento das palavras que o constituem?
3-Dos grupos de palavras abaixo ,indique aquele cujas palavras obedecem á mesma regra de acentuação
- lá-café-retros-amen
- Haverá-dende-cipó-amén
- Casa-pele-ano-pajens
- Cajá - voce-avo-item
4-Observe a silaba a Tonica destacada nestas palavras:
dedo | árabe | àlbum |
Indique o item em que a silaba Tonica das palavras esteja na mesma posição da relacionada acima:
- Álcool-rubrica-tulipa
- Látex-pudico-avaro
- Celtibero-pendulo-quilometro
- Ibero-alibi-aziago
5- Observe a silaba a Tonica destacada nestas palavras:
manhã | refém | lêvedo |
Indique o item em que a silaba Tonica das palavras esteja na mesma posição da relacionada acima:
A)Nobel-mister-prototico
B)Ureter-necropsia-folego
C)Sutil-canon-niagra
D)recém-nectar-erudito
6-passes as frases seguintes para o plural, observando a acentuação das palavras.
A) Ele sempre vem á biblioteca, mas nunca lê nada;fica sentado apenas, observando o movimento
B) Ela crê que tudo vale a pena.
C) Ela vem ás reuniões do condomínio, mas não intervém nas discussões.
D) Infelizmente ele não vê os outros, mas apenas a si mesmo.
- A jarra de vidro contém chá.
7- Algumas palavras admitem dupla prosódia (pronuncia), ambas consideradas corretas. Transforme em paroxítonas as oxítonas:
zangão | projetil | reptil | soror |
8-Ocorre dupla prosódia também com palavras que podem ser paroxítonas e proparoxítonas. Transforme em proparoxítonas as paroxítonas:
acrobata | alopata | Hieróglifo | nefelibata |
9-Dê as formas verbais que completam convenientemente as frases:
A) Eu pude, mas ele nunca (poder).
B) Eles (ter, pres., ind.) sabedoria, mas não (reter) na memória o que mais
C) Ele só (intervir, pres. Ind. ) quando os outros não (intervir) por ele.
ATIVIDADE PARA SER RESOLVIDA EM SALA DE AULA.
NÃO ESQUEÇA: ATIVIDADE PARA SALA DE AULA.
Encaminhada em 16.11 Para 23.11.
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