8.10.2010


 ATIVIDADE PARA SER ENTREGUE EM: 12.8.10

Nome _______________________________ nº. _____ série ______  Data ____/____/___
Disciplina: Língua Portuguesa                   Profª. Silvia                                  2ª Etapa/ Recup.
Objetivo: Interpretar textos Não literários.

CONSULTE O DICIONÁRIO OU OUTRAS FONTES DE CONSULTA . 


1- (1,0) A um conjunto de regularidades relativamente estáveis no que diz respeito à função social, produção, circulação e consumo de um texto, bem como aos seus aspectos composicionais e linguísticos, da-se o nome de gênero textual. É por razões assim que um leitor proficiente não confunde uma receita de bolo com mesmos aspectos, é possível afirmar que ele pertence ao gênero:




a- relatório.
b- editorial.
c- notícia
d- resenha.
e- artigo


- (2,0)
a- “... o quadro passará por uma detalhada avaliação técnica ...”
b- “o estudo (...) vai determinar os materiais usados na peça e sua vulnerabilidade...”
c-“...e todos, praticamente, vêem a ‘Mona Lisa’, uma tela de 77 centímetros...”
d-“...uma tela (...) protegida por uma caixa de vidro, com temperatura controlada.”

3- (2,0)


a- Mona Lisa de Da Vinci sem motivos para sorrir
b- Especialistas em conservação examinaram a pintura pela última vez.
c- Diz o Museu do Louvre numa declaração por escrito.
d- O estudo será feito pelo Centro de Pesquisa e Recuperação de Museus da França

 
4- (2,0) Observe o trecho:
Nele, o elemento coesivo “desde que”, mais do que ligar duas orações, estabelece uma relação de sentido entre elas. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que indica a relação de sentido estabelecido pelo “desde que” no referido trecho.

a- condição                 b- causa              c- concessão             d- proporção               e- tempo

(CEFET-AM) Texto para as questões de 5 a 7:
5- (1,0)De acordo com o texto, a identificação do leitor com o que lê ocorre sobretudo quando:

a- Ele sabe reconhecer na obra o valor consagrado pela tradição de crítica literária.
b- Ele já conhece, com alguma intimidade, as experiências representadas numa obra.
c- A obra expressa, em formulas sintéticas, a sabedoria dos antigos humanistas.
d- A obra o introduz num campo de questões cuja vitalidade ele pode reconhecer.
e- A obra expressa convicções tão verdadeiras que se furtam à discussão.

6 – (1,0) O sentido da frase “ Nada do que é humano me é alheio” é equivalente ao desta outra construção:

a- O que não diz respeito ao homem não deixa de me interessar.
b- Tudo o que se refere ao homem diz respeito a mim.
c- Como sou humano, não me alheio a nada.
d- Para ser humano, mantenho interesse por tudo.
e- A nada me sinto alheio que não seja humano.

7 – (1,0)De acordo com o texto, a convicção despertada por uma leitura proveitosa é, precisamente, a de que:

a- As palavras constituem sempre um movimento de profunda revelação.
b- É muito fácil encontrar palavras que sejam profundamente reveladoras.
c- As palavras sempre caminham na direção do outro, do mundo, de cada um de nós.
d- Nenhuma palavra será viva se não provocar o imediato prazer do leitor.
e – Sempre existe a possibilidade de as palavras serem profundamente reveladoras.



 

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