8.28.2010

Interpretação de Texto


Centro Educacional – 166    Santo André
Valor da Avaliação:
Valor da atividade:
Nota:
Aluno(a):
Nº.
Data:
01.09.2010
(  X ) Ensino Fundamental
(     ) Ensino Médio
Série/Ano
8ª Série
Eixo/Disciplina: Língua Portuguesa
Professor(a): Silvia de Nicolai
(x) Avaliação
( )Avaliação/Recuperação
Etapa:  3
Objetivo: Interpretação de textos literários e não-literários.
Instruções: à tinta, sem rasuras, sem uso de corretivo (branquinho). Respostas a lápis não serão consideradas. Use dicionário, se necessário.

Comentário do(a) professor(a), caso necessário :
Entrega impreterivelmente dia 01.09.2010

1 -
 












































Comprova(m) a ideia do texto apresentado, o(s) trecho (s)
A – I, apenas.
B – II, apenas.
C – I e II, apenas.
D -  II e III, apenas.
E – I, II e III.

2 - Nas cidades brasileiras do século XiX, os edifícios residenciais eram verdadeiros espelhos da sociedade. Gilberto Freire, um grande pesquisador da nossa cultura, apresentou, no livro Sobrados e Mucumbos, um documento de  1845 no qual um sobrado da cidade do Recife é descrito da seguinte maneira:
 




O Texto apresentado permite afirmar que

A – homens escravos e homens livres viviam sob o mesmo teto em condição de igualdade, não havendo conflitos entre ambos.
B – o sobrado existia para abrigar apenas o espaço doméstico, enquanto outras edificações serviam como local de trabalho.
C – a construção dos sobrados evidenciava a diferenciação social que havia entre os proprietários e os criados da casa.
D – os escravos e os criados eram como parte da família proprietária, podendo usufruir livremente de todos  os ambientes.
E – nos sobrados imperiais os escravos eram privilegiados, pois não dormiam em senzalas como os escravos da zona rural.

 3 – Considere o trecho:
A casa deve ter sido imponente: seis enormes janelas laterais, uma espaçosa e comprida varanda voltada para um extenso terreno onde houve, algum dia, um pomar e um jardim. Dois bancos de alvenaria protegidos por quatro colunas sugerem a existência de uma pérgula.

Trata-se de um trecho:
A – narrativo, em que se priorizam as ações realizadas pelas diversas personagens.
B – descritivo, em que o  autor constrói, para o leitor, uma imagem visual da antiga casa paulistana.
C – descritivo, em que a apreensão das informações depende de sensações olfativas.
D – dissertativo, em que o autor expõe sua visão nostálgica em relação ao passado.
E – dissertativo, em que o autor se recusa a aceitar o presente e consegue reverter os acontecimentos.

4 – Reconheça o discurso empregado na frase a seguir:
Vou construir aqui a casa que meus netos e bisnetos vão amar.

A – Direto: em que se revela o otimismo da personagem com a construção da casa que abrigará sua família.
B – Direto, em que se expõe a ingenuidade do autor em acreditar que a casa sobreviveria  muitas décadas.
C – Indireto, em que o autor expressa sua admiração pelo senhor que, em local ainda desabitado, resolveu construir a casa.
D – Indireto, em que se demonstra a convicção da personagem de que os bisnetos preservariam a casa e a memória da família.
E – Indireto livre, em que o autor confirma seu amor pelas casas antigas da cidade que estão desaparecendo.

5 – Considere o trecho:
Ela começaria com um sem-teto arrancando a janela rachada para aquecer-se numa noite fria, assustando os morcegos e ratos, e iria caminhando para trás, ano após ano, a pintura refazendo-se, o pó sumindo, o verde voltando ...

Os trechos em destaque colaboram para expressar, correta e respectivamente, as ide
ias de
A – oposição e localização
B – oposição e tempo
C – finalidade e causa
D – finalidade e tempo
E – companhia e localização

6 – ( Prova Brasil/Saeb)

A expressão “ com os olhos que tem” (L.1), no texto, tem o sentido de:



A – enfatizar a leitura.
B – incentivar a leitura.
C – individualizar a leitura.
D – priorizar a leitura.
E – valorizar a leitura.



7 – (Prova Brasil/Saeb)

Usando o termo “Toda” no início de cada frase, o texto:

A – enfatiza a ideia de universalidade
B – estabelece a independência com o termo “criança”.
C – estabelece maior vínculo com o leitor.
D – faz uma repetição sem necessidade.
E – reforça a especificidade de cada ideia.

8 – (Prova Brasil/Saeb)



A expressão “dessa situação” (L.2) refere-se ao fato de:

A – a ciência não ser feminina.
B – a premiação possuir 202 anos.
C – a língua ser a última coisa que morre em uma mulher.
D – o pai da medicina ser Hipócrates.
E – o prêmio Nobel foi concedido a 11 mulheres.

9 - (Prova Brasil/Saeb)

O padrão de linguagem usado no texto sugere que se trata de um falante:

A – escrupuloso em ambiente de trabalho.
B - ajustado às situações informais.
C – rigoroso na precisão vocabular.
D – exato quanto à pronúncia das palavras.
E – contrário ao uso de expressões populares.

10-(ESPM-SP)  


O veículo de comunicação adquirido pelo empresário Rupert Murdoch, considerado como “A Bíblia do Capitalismo”, é:

A – New York Times
B – Times
C – USA Today.
D – The Economist.
E – Wall Street Journal.

2 comentários:

Unknown disse...

este site nao e muito bom pois vc nao tem como respoder nele mesmo e nem vai saber se as respostas estaram certa por isso este site e reaumente u lixo ele nam presta se vc for estudar por ele tem que ter ma professora do seu lado para saber se esta certo ou errado por isso eu nuca estudaria por ai se eu fosse vc.é so isso menha critica sobre esse site

macyide disse...

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