CENTRO EDUCACIONAL – SESI – Santa Teresinha – Santo André
Avaliação de Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Data ___/___/10
Aluno ______________________________________ Nº. ______ Ano / Série ___________
Objetivo: Produzir texto utilizando-se do Discurso Direto.
Critérios Avaliativos: Resposta à tinta, sem rasuras e sem uso de corretivo. 2º Trim.
Comentário do resultado: _______________________________________________
______________________________________________________________________
Valor : 2,0
Esta atividade deverá ser entregue no dia 22.6.10 Impreterivelmente.
Leia este Cartum
O que as personagens do cartum podem estar dizendo? Invente para elas falas coerentes com a situação. Empregue o Discurso Direto.
ESTES EXERCÍCIOS DEVEM SER FEITOS NA PRÓPRIA FOLHA, EM SEGUIDA A FOLHA DEVE SER COLADA NO CADERNO. PARA - 22.6.10 IMPRETERIVELMENTE
EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO
1 – Indique o tipo de discurso, direto ou indireto, empregado nos seguintes textos.
a) “Mas o homem disse que não precisávamos ter medo, não tinha perigo.” (L.Vilela)
b) ─Afinal de contas, qual é o meu nome? É Vitório, não é?” (P. Bandeira)
c) “O senhor tem certeza que ele não morde?” , perguntou meu pai.
2-Há, a seguir, alguns inícios de “minidiálogos”. Crie a fala do interlocutor, seguindo as orientações das entre parênteses.
a) ─ Você errou novamente? Negligente!
________________________________________
_________________________________________
_________________________________________.
(Resposta de uma pessoa que , sem ter ouvido a fala do locutor até a úlltima palavra, protesta, ofendido).
b) ─ Quem descobriu a América?
_______________________________________
_______________________________________
_______________________________________
(Resposta de um aluno espirituoso, alegre e brincalhão.)
c) ─ É fogo!
__________________________________________
__________________________________________
__________________________________________
(Resposta de uma pessoa que estava distraída quando ouviu essa frase e se apavora porque a entende ao pé da letra.)
0 comentários:
Postar um comentário