Nome(s) ______________________________________nº.(s) ______ Série _______
Objetivo: Reconhecendo e aplicando o Processo de Formação das Palavras. Derivação e Composição.
Atividade para casa - Para: 05/05/10 impreterivelmente
Língua Portuguesa Profª. Silvia Nicolai Data _____/___/_____
1 -Leia esta tira de Laerte:
a) Qual é processo de formação da palavra surdos-mudos ?
b) Considerando o contexto, imagine o significado da manifestação dos cachorros.
c) Atualmente, algumas pessoas evitam o emprego da palavra surdo-mudo por entender’ que a forma surdo seja mais adequada ou politicamente correta. Com base na tira, levante hipóteses: Na sua opinião, por que essas pessoas defendem esse ponto de vista? E você, o que acha disso?
Leia o poema a seguir, de Ulisses Tavares, e responda as questões 2 e 3
Super
Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super homem!!!
(Viva a poesia. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1998. p. 55.)
2 -Quase todas as palavras do texto apresentam o afixo super.
a) Quais são as duas únicas palavras do texto em que isso não ocorre?
b) Qual é o processo de formação das palavras que apresentam o afixo super?
3- O prefixo super quase sempre transmite a idéia de algo bom, acima do normal, superior. Essa idéia se verifica no poema? Justifique sua resposta.
Leia o texto a seguir para responder as questões de 4 a 7.
O famoso (livro) Dom Quixote de la Mancha (1605), do espanhol Cervantes, narra as aventuras de um fidalgo de aldeia que enlouquece lendo livros de cavalaria. Em suas andanças – uma verdadeira odisséia! -, ele enfrenta inimigos e monstros imaginários, como no famoso episodio dos moinhos de vento, contra os quais investe de lança em riste, tomando-os por gigantes perigosos.
Apesar de seus continuados fracasso, o bravo Quixote não desanima de sua missão de cavaleiro andante, o que faz do termo “quixotesco”, até hoje, um forma de se referir, com simpatia, a pessoas de intenções e ideais nobres, mas sonhadoras e desconectadas da realidade.
( Superinteressante, edição especial: Mundo estranho, nov. 2002.)
4-Identifique o processo de formação das seguintes palavras do texto:
a) enlouquecer ________________________________
b) fidalgo _____________________________________
c) desanimar __________________________________
d) quixotesco __________________________________
e) desconextados _______________________________
5-Entre as palavras a seguir, há apenas uma que não é formada por derivação sufixal. Assinale-a.
a) Espanhol c) famoso e) cavalaria
b) andanças d) sonhadora f) desanimar
6-Forme palavras a partir do radical das seguintes palavras do texto
a) aventura _____________________________________________________
b) cavalaria _____________________________________________________
7-A partir do substantivo Quixote, forma-se o adjetivo quixotesco, em que o sufixo –esco significa “semelhança”. A partir dos substantivos a seguir, forme adjetivos, empregando também sufixal. Se necessário, consulte o quadro de sufixos abaixo.
a) Dia __________________
b) Riso __________________
c) Sangue ____________________
d) Rocha __________________
e) Aroma ___________________
f) Corpo ______________________
-al, -ar (relação, pertinência) -onho (habito constante) -ário, -eiro (relação, posse, origem) -oso, -udo, -(l)ento (provido ou cheio de) -tico ( relação) - icio (referencia) |
8-Forme verbos a partir das palavras a seguir, utilizando a derivação parassintética. Veja o exemplo: Mudo – emudecer
a) verniz _________________________
b) noite __________________________
c) corrtente _______________________
d) manhã ________________________
e) claro __________________________
f) doce __________________________
9-Dê o significado destas siglas :
a) Unesco ________________________________________________________
b) Ubes __________________________________________________________
c) Senai __________________________________________________________
d) IPVA __________________________________________________________
0 comentários:
Postar um comentário