4.29.2010

Lição de Português para o dia 5/5


Nome(s)  ______________________________________nº.(s) ______ Série _______
Objetivo: Reconhecendo e aplicando o  Processo de Formação das Palavras. Derivação e Composição.
Atividade para casa -                  Para: 05/05/10 impreterivelmente
Língua Portuguesa             Profª. Silvia Nicolai       Data _____/___/_____
1        -Leia esta tira de Laerte:


a)      Qual é  processo de formação da palavra surdos-mudos ?


b)      Considerando o contexto, imagine o significado da manifestação dos cachorros.


c)      Atualmente, algumas pessoas evitam o emprego da palavra surdo-mudo por entender’ que a forma surdo seja mais adequada ou politicamente correta. Com base na tira, levante hipóteses: Na sua opinião, por que essas pessoas defendem esse ponto de vista? E você, o que acha disso?




 Leia o poema a seguir, de Ulisses Tavares, e responda as questões 2 e 3

Super

Superpopulação
Superpoluição
Superstição
Supertensão
Socorro, super homem!!!

(Viva a poesia. 2. ed. São  Paulo: Saraiva, 1998. p. 55.)

2 -Quase todas as palavras do texto apresentam o afixo super.
a)      Quais são as duas únicas palavras do texto em que isso não ocorre?


b)      Qual é o processo de formação das palavras que apresentam o afixo super?


3- O prefixo super quase sempre transmite a idéia de algo bom, acima do normal, superior. Essa idéia se verifica no poema? Justifique sua resposta.



Leia o texto a seguir para responder as questões de 4 a 7.

O famoso (livro) Dom Quixote de la Mancha (1605), do espanhol Cervantes, narra as aventuras de um fidalgo de aldeia que enlouquece lendo livros de cavalaria. Em suas andanças – uma verdadeira odisséia! -, ele enfrenta inimigos e monstros imaginários, como no famoso episodio dos moinhos de vento, contra os quais investe de lança em riste, tomando-os por gigantes perigosos.
Apesar de seus continuados fracasso, o bravo Quixote não desanima de sua missão de cavaleiro andante, o que faz do termo “quixotesco”, até hoje, um forma de se referir, com simpatia, a pessoas de intenções e ideais nobres, mas sonhadoras e desconectadas da realidade.
( Superinteressante, edição especial: Mundo  estranho, nov. 2002.)

4-Identifique o processo de formação das seguintes palavras do texto:
a)      enlouquecer  ________________________________
b)      fidalgo _____________________________________
c)      desanimar __________________________________
d)      quixotesco __________________________________
e)      desconextados _______________________________

5-Entre as palavras a seguir, há apenas uma que não é formada por derivação sufixal. Assinale-a.

a)      Espanhol                            c) famoso                         e) cavalaria
b)      andanças                            d) sonhadora                    f) desanimar

6-Forme palavras a partir do radical das seguintes palavras do texto

a)      aventura _____________________________________________________
b)      cavalaria _____________________________________________________

7-A partir do substantivo Quixote, forma-se o adjetivo quixotesco, em que o sufixo –esco significa “semelhança”. A partir dos substantivos a seguir, forme adjetivos, empregando também sufixal. Se necessário, consulte o quadro de sufixos abaixo.


a)      Dia  __________________
b)      Riso __________________
c)      Sangue ____________________
d)      Rocha __________________
e)      Aroma ___________________
f)        Corpo ______________________



-al, -ar  (relação, pertinência)                    -onho (habito constante)
-ário, -eiro (relação, posse, origem)     -oso, -udo, -(l)ento (provido ou cheio de)
-tico ( relação)                                        - icio (referencia)

8-Forme verbos a partir das palavras a seguir, utilizando a derivação parassintética. Veja o exemplo: Mudo – emudecer


a)      verniz _________________________
b)      noite __________________________
c)      corrtente _______________________
d)      manhã ________________________
e)      claro __________________________
f)        doce __________________________



9-Dê o significado destas siglas :
a)      Unesco ________________________________________________________
b)      Ubes __________________________________________________________
c)      Senai __________________________________________________________
d)      IPVA __________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário