2.27.2010

EXERCÍCIOS SOBRE:     8º ano             Atividade em dupla Para: 08.03.10            
PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO – ORAÇÕES SUBSTANTIVAS - REFORÇO
   1 - Complete os enunciados a seguir com orações subordinadas substantivas:

  1. O problema é  _________________________________________________________.
  2. Nunca duvidei ________________________________________________________ .
  3. É inútil ______________________________________________________________ .
  4. Percebi logo __________________________________________________________ .
  5. Tive a sensação _______________________________________________________ .
  6. Não se sabe ainda ______________________________________________________ .
  7. Ele sabe uma coisa: ____________________________________________________ .

    2 – Leia este texto
    Anastácia
          Ninguém sabe se ela existiu ou se foi apenas mito. Mas o fato é que a imagem da escrava Anastácia é cultuada por uma legião de fiéis. No século XIX, o explorador francês Étienne Victor Arago desenhou uma ex-princesa de origem banta com uma espécie de mordaça de folha- de- flandres e uma corrente de ferro no pescoço. Dizia-se que Anastácia fora torturada por ter lutado pela liberdade. Tendo se recusado a cumprir ordens, havia sido brutalmente ferida. Tantos castigos a teriam purificado.
        Marcelo Duarte. O guia dos Curiosos – Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 1999. p.65.  
3 – Classifique sintaticamente as seguintes orações do texto:
  1. se ela existiu ________________________________________
  2. se foi apenas mito ____________________________________
  3. que a imagem de Anastácia é cultuada por uma legião de fiéis ______________________________________________________________________
  4. que Anastácia fora torturada _______________________________________________.

4 -  Leia o poema , de Elias José
Saudades
Tenho saudade de muitas coisas
Do meu tempo de menininha:
sentar no colo do papai,
ninar boneca sem receios,
chorar de medo da morte de mamãe,
sonhar com festa e bolo de aniversário, cantar com os anjos da igreja,
ouvir as mágicas histórias de vovó,
brincar de pique, de corda e peteca,
acreditar em cegonhas, fadas e bruxas
e sobretudo no Papai Noel.

Será que quando for velhinha,
e já estiver caducando,
vou viver tudo de novo?

                        (Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual, 1992. p.9.)
     1 – O poema apresenta duas partes e duas estrofes. Toda a 1ª estrofe é organizada em torno da ração constituída pelos dois primeiros versos. Nessa oração:
     a) Qual é o sujeito? ______________________________________________________.
    b) Que função sintática desempenham os termos saudades e de muitas coisas do meu tempo de menininha _________________________________________________________________
     ______________________________________.

    2 – Observe que as “coisas” mencionadas nos dois primeiros versos não são especificadas neles.
  1. Que outros versos especificam as “coisas” de que o eu lírico tem saudades? _________________________________________________________________.
  2. Divida em orações o trecho constituído por esses versos e classifique cada uma delas.
    ___________________________________________________________________.  
    3 – Observe as “coisas” de que o eu lírico tem saudades. 
    1. Entre elas, há  apenas “coisas” boas? Justifique sua resposta. ____________________
    _______________________________________________.
    1. Que palavra pode resumir tudo aquilo de que o eu lírico tem saudades ____________
    ____________________________________________________________.
    4- No final do poema, o eu lírico (aquele que escreve) aproxima a velhice da infância. O que você acha: Quando envelhecemos nos tornamos crianças outra vez? ______________________________________________________________________
    ______________________________________________________________________
    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
    5 – Classifique sintaticamente as orações do exercício 01: 
    a) _____________________________________________________________________
    _______________________________________________________________________
    ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

0 comentários:

Postar um comentário